24 de agosto de 2016

Os 12 maiores obstáculos na devoção pessoal



   Ainda me baseando no livro Apenas entre nós, depois de listar as 20 maneiras de tornar melhor seu momento de devocional, achei interessante listar alguns empecilhos que nós mesmos colocamos quando vamos ter nosso momento com Deus. No livro, a escritora Ingrid Lawrenz listou os 10 maiores obstáculos e confesso que eu mesma já pensei alguns deles e acabei deixando de lado o meu momento com Deus.

    Quero compartilhar com vocês, pois sei que muitas também colocam alguns desses empecilhos. Então segue abaixo a lista do que você nunca deve pensar\fazer.

     1. Preciso terminar meu trabalho doméstico antes de "tirar um tempo" para mim
     O trabalho doméstico nunca terminará completamente: sempre haverá algo mais para ser feito ou alguém comerá alguma coisa e deixará a louça na pia.

     2. Meu período de devocional deve ser sempre longo e o estudo intenso para ser efetivo
     Pequenas refeições regulares com Deus podem lhe manter em contato com o Pai.

     3. O devocional deve ser um período de sofrimento. Se tomo uma xícara de café ou relaxo em minha varanda nesse período o devocional não é válido
     Tempo com Deus significa um momento de refrigério – como um cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma.

     4. Meus filhos me atrapalham constantemente
     Se eles querem sua atenção, você pode deixa-los participar de seu momento de estudo orando em voz alta com eles e contando uma história bíblica, de maneira que entendam com facilidade.

     5. Meu marido, como líder espiritual da família, deve me incentivar a ter um período de devocional
     Excelente se ele age assim. Mas se ele viaja demais ou se tem se sentido vazio espiritualmente, precisa mais ainda de suas orações, e será beneficiado por sua força espiritual.

     6. Não sou digna de me aproximar de Deus. Ele não quer ser incomodado por mim
     Cristo suportou nossa vergonha na cruz. Ele é o único que sempre nos acolherá de modo caloroso.

     7. Não tenho orado ou estudado a bíblia ultimamente, então sinto vergonha de estar diante de Deus agora, com tão pouco tempo para o devocional
     Confesse sua negligência. Deus sempre se alegra ao ouvir seus filhos preciosos. A bíblia nos ensina a orar constantemente. Às vezes, frases curtas pronunciadas em diversas situações do dia podem lhe ajudar a manter o seu coração firmado.

     8. Parece que não consigo encontrar tempo
     Alguns médicos afirmam que nossos corpos funcionam em ritmo constantes com ciclos de horários para dormir e acordar, mas também com altos e baixos de energia ao longo do dia. No meio da tarde, seu corpo pode querer descansar um pouco. Os médicos dizem que isso nos faz bem, permitindo que nos atentemos para o ritmo do nosso corpo. Ficamos mais saudáveis assim. Deus está esperando qualquer um de nossos momentos de descanso para um “momento tranquilo” de renovação com Ele.

     9. Estou deprimida demais para ler ou orar
     Nesses momentos o Espírito Santo ora por nós com gemido inexprimíveis. Orações curtas também funcionam, é a procura por relacionamento, por uma ligação com Deus que importa – mesmo nos momentos em que nos sentimos desligados de tudo e de todos. Ler passagens bíblicas aleatoriamente em busca de conforto é mais proveitoso nessas situações do que a leitura rígida e metódica de muitos versículos.

     10. Minhas orações é confusa porque minha mente divaga muito
     Um diário de oração pode contribuir muito para solucionar o problema. Escrever em forma de oração pode lhe ajudar a organizar seus pensamentos diante de Deus. Fazer uma lista de pedidos de oração também é uma forma de não se desviar de seu alvo.

     A ideia da escritora é apontar os obstáculos que nós mesmo colocamos quando o assunto é "tirar um tempinho para Deus". Cá entre nós, esses 10 obstáculos ainda é pouco. Eu, por exemplo, dava mais desculpas para mim mesma quando o Espírito Santo me incomodava para orar e ler a bíblia. Por isso, resolvi incluir as 2 desculpas que eu mais usava. Provavelmente seja as desculpas que mais você usa também:

     11. Daqui a pouco eu faço
     Admita, você também já disse isso e no final das contas não fez nada. O "daqui a pouco" ainda não chegou e se continuar dando essa desculpa ele nunca vai chegar! É claro que se você estiver realmente ocupada não é errado deixar para mais tarde, porém é importantíssimo que você tenha a responsabilidade de fazer o que tinha se programado.

     12. Hoje estou com preguiça, amanhã eu compenso
     É sempre bom ser sincera com você mesma e encontrar o seu erro, mas de nada adianta se você não fizer nada para conserta-lo. Essas desculpas que criamos só nos fazem esfriar espiritualmente e consequentemente nos afasta de Deus. Todos nós sabemos que vivemos em uma luta constante com os nossos desejos e precisamos sacrificar mais a nossa carne para que o nosso espírito se fortaleça.    

     Escreva nos comentários qual dessas desculpas você também dava (ou inda dá), e não deixe de contar se existe mais alguma desculpinha muito usada por aí. Se você não for casada, provavelmente os números 4 e 5 não correspondem a você, mas achei válido posta-los aqui, pois a mulher sábia edifica a sua casa desde já! Então guarde essas dicas também.
     Nos vemos no próximo post. Beiiiijinhos!

Anterior Proxima Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário