6 de setembro de 2016

20 maneiras de tornar melhor o seu momento de devocional




        Na minha adolescência e no começo da juventude eu não tinha momentos com Deus. Chegou um tempo em que o Espírito Santo começou a me cobrar isso e eu passei a desejar ter mais intimidade com Ele, então comecei a procurar maneiras de tornar a oração e a leitura menos cansativa e acabei encontrando outras maneiras de tornar o meu momento com Deus momentos únicos.

       No livro Apenas entre nós, a escritora Pam Farrel listou vinte maneiras de tornar melhor o nosso momento de devocional. Ao ler a lista me senti realmente inspirada a pôr em prática as dicas. Achei tão interessante cada uma delas que resolvi compartilhar com vocês, porque o que é bom e edificante deve ser compartilhado.


        1. Escreva uma carta para Deus sobre a sua vida
        Peça a uma amiga para enviar de volta para você após três meses. Na carta, conte ao Senhor quais são as áreas em sua vida que lhe trazem aborrecimento. Escreva como você gostaria de crescer e que atributos dele você gostaria de ver mais claramente.

       2. Personalize as escrituras escrevendo seu nome nas passagens relevantes para sua vida ou durante batalhas que esteja enfrentando
       Por exemplo, eu personalizaria Salmos 84. 11 dessa forma: “Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória, não negará bem algum a Pam quando ela andar em retidão”. Muitas promessas bíblicas tornam-se mais vividas, poderosas e relevantes quando faço isso. Passe algum tempo meditando e orando com base nos versículos que você personalizar. Certa vez, copiei alguns versículos organizados como uma carta personalizada do coração de Deus para o meu. A “carta” está emoldurada na parede do meu quarto. Aqueles versículos personalizados me ajudam a manter uma grande visão de Deus.

       3.  Faça um passeio de louvor
       Agradeça a Deus por todas as coisas que virem ao longo do caminho. Aproveite o momento para observar mais de perto a criação de Deus, rendendo-lhe louvor por sua criatividade e pela beleza do mundo que criou. Depois de caminhar um pouco, procure um lugar tranquilo para ler um dos muitos salmos acerca da criação. Isaías 40 e Gênesis 1 são outros dois capítulos que lhe ajudarão a direcionar o seu coração e sua mente ao caráter criativo de Deus.

        4. Leia a bíblia e marque as passagens que achar mais relevantes, e dê de presente a uma criança
       Se começar cedo, você pode planejar presentear seu filho ou filha com essa bíblia em uma data marcante, como o início do ensino médio, o ingresso na faculdade ou o casamento. Tente retratar Deus diante dos seus olhos. Com a data específica em mente, marque os versículos que acha que irão ajudar seu filho a ver e a confiar em Deus no momento de transição que está para acontecer. Faça anotações nas margens para ajudar o seu filho a orientar-se e a pensar na passagem ou explique como a passagem é relevante para aquela etapa da vida.

       5. Aproveite todo seu devocional entoando louvores ao Senhor
      Hinários e hinos do coral são grandes fontes de alentos para seu período de adoração. Você pode até tentar compor uma canção.

       6.  Relembre as promessas que Deus já cumpriu em sua vida e aquelas que ainda se cumprirão
       Lembrar-se das promessas que Deus cumpriu, e através dela as vitórias que já recebeu a impulsionará a seguir em frente e fortalecer sua confiança em Deus, trazendo-lhe esperanças de que ele cumprirá tudo p que prometeu.

       7. Escreva uma lista dos pecados que continuam a perseguir você
       Então escreva 1 João 1.9 sobre cada pecado. Destrua a lista – Deus já fez isso. Esta é uma forte forma visual de como Deus apaga nossos pecados.

       8.  Escreva uma lista como Filipenses 4.8
        O que é amável, louvável, de boa fama, etc.? Pendure a lista em um lugar onde você costuma ficar irritada, como por exemplo, em cima do tanque ou da máquina de lavar ou do painel do carro durante o trajeto do trabalho para casa.

        9. Ore em uma posição diferente da que você está acostumada
        Experimente orar ajoelhada, prostrada ou em pé com o rosto voltado para o céu e suas mãos levantadas em adoração. É impressionante como uma simples mudança de sua postura diante de Deus pode mudar sua atitude e ajuda-la a ter novas experiências com Deus.

       10.  Leia uma versão diferente da bíblia
       Você pode até comprar um bíblia que tenha várias versões em paralelo. Ler novas versões ou comparar estimulam uma nova compreensão das escrituras. Se está acostumada e ler e marcar sua bíblia a muitos anos, leia uma diferente e terá uma nova visão da palavra. Isso porque seus olhos não serão atraídos pelas anotações e passagens marcadas em estudos anteriores ou leituras devocionais. Desse jeito, as escrituras parecerão tão belas e convidativas como um rio de sol em uma manhã de verão.

       11.  Louve a Jesus de A a Z
       Por exemplo, “Jesus, Tu és o Altíssimo... Jesus, Tu és bom”. Essa prática será um desafio para que você pense profundamente acerca de quem Jesus é e por que você ama e serve a Ele. Ao louvar a Jesus usando cada letra do alfabeto, passe um tempo meditando em cada palavra usada para descrevê-lo. Pensar profundamente sobre o Senhor é mais importante do que percorrer o alfabeto o mais rápido possível.

       12.  Escreva suas orações
       Você deve fazer isso em um diário ou comprar papéis de carta, como se estivesse enviando uma correspondência a alguém que você ama muito. No final da carta escreva seu nome, como faria em uma correspondência normal. Algo poderoso e profundamente íntimo acontece quando você registra seus pensamentos e orações em uma carta para Jesus.

       13.  Faça uma lista das mágoas e necessidades em sua vida
       Ao encontrar um versículo que mostre como Deus pode satisfazer uma daquelas necessidades, escreva ao lado do respectivo item na lista. Como as cartas mencionadas acima, você pode fazer isso em seu diário ou separadamente. Você pode até usar um diário para registrar suas necessidades e trechos relevantes das Escrituras.

       14. Releia suas anotações sobre a pregação da semana passada
       Se o seu pastor estiver seguindo uma sequência e você souber a próxima passagem sobre o qual ele falará, leia com antecedência. Isso lhe preparará para meditar mais profundamente e ouvir melhor durante a próxima pregação, além de lhe ajudar a relembrar e aplicar a verdade. Anote um versículo que lhe transmita uma lição significativa e escreva um bilhete ao pastor agradecendo-lhe pelo esclarecimento acerca daquela passagem.

       15.  Leia seu hino favorito
       Passe algum tempo meditando sobre cada verso do hino e sobre sua mensagem. Busque na bíblia a passagem que serviu de base para o hino e pense sobre como a letra da canção descreve e expressa aquela verdade. Dispense algum tempo pesquisando como e por que o hino foi composto. Quais foram as circunstâncias? Seu pastor ou líder de louvor podem conhecer a origem de um hino em particular. Em livrarias evangélicas, você pode encontrar livros com detalhes acerca da história de certos hinos. Caso consiga tais informações, pense sobre como o hino reflete a resposta do compositor a Deus durante uma determinada situação.

       16.  Passe algum tempo em jejum de comida, TV ou um robby que diminua seu tempo com Deus
        Se possível, combine seu jejum com um dia em um local tranquilo, na praia, nas montanhas ou mesmo em uma biblioteca a fim de meditar na palavra de Deus e em tudo que o Senhor tem feito em sua vida.

       17.  Faça um devocional com um dos seus filhos ou netos
       Provavelmente, isso inclui ler a passagem bíblica em voz alta. Desta forma você pode permitir que as crianças deem uma espiada em seu relacionamento com Cristo convidando-as a compartilharem de seu período regular com Deus. Ao perguntar-lhes sobre o que viram na leitura bíblica você estará lhes ensinando a pensar mais profundamente na palavra de Deus. Suas respostas e observações poderão lhe surpreender, desafia-la e enriquecer sua própria perspetivas.

       18.  Escreva sobre seu relacionamento com Deus a partir de um diferente ponto de vista
        Reflita acerta de como outra pessoa descreveria sua caminhada com Cristo. Meu filho adolescente, por exemplo, escreveria: “Minha mãe segue a Jesus de forma radical”. Alguns amigos do campo missionário explicaram como essa atividade os ajudou a contar a Parábola do Semeador à tribo que estavam evangelizando. Ao traduzirem, eles descreveram a semente que cresceu como uma que caiu ao solo adubado. Naquela tribo, o bom coração é o que se parece com um monte de adubo. Quando você considera sua caminhada e a palavra de Deus a partir da perspectiva de outra pessoa, pensará de modo diferente, atravessará barreiras culturais e ganhará uma nova visão de Deus.

        19.  Memorize uma das orações registradas na bíblia, como a oração de Maria em Lucas 1.46-55
        Então, interprete a oração como em um monólogo.

       20. Escreva uma lista de questões teológicas que você gostaria que fossem respondidas
        Escolha uma e comece a pesquisar a respeito. Deus, qual é o seu propósito para as mulheres? Foi uma questão que me levou a um estudo minucioso de todas as mulheres da bíblia e de todos os versículos onde aparecem a palavra mulher ou mulheres.

     O objetivo dessa lista é ajudar você a melhorar seu momento com Deus e sua intimidade com Ele. Provavelmente você não fará todas as coisas da lista, mas é interessante inovar seus momentos com Deus – principalmente para quem acha esse momento cansativo.

      Então, o que achou das dicas? Qual delas você não vê a hora de pôr em prática?



Anterior Proxima Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário